Inês Leote's profile

Victor tem cancro e dorme sob bolor num bairro lisboeta

Tomam banho a partir da cozinha e dormem sob paredes de bolor. É a vida neste bairro social de Lisboa, onde a prometida mudança nunca chegou
Victor é doente oncológico e os médicos são perentórios: não pode dormir debaixo daquelas paredes negras. Na freguesia de Benfica, os moradores do bairro da Boavista veem-se a braços com uma luta de anos para ver os lotes dos anos 1970 reabilitados.
Estes lotes, como tantos outros no bairro e espalhados pela cidade, estão a cargo da Gebalis. Mas as queixas de abandono repetem-se. Os moradores contam que a solução que lhes é apresentada é mandar fazer, pedir aos inquilinos que limpem as paredes com lixívia e pintem por cima – logo ficará resolvido.
Victor já não consegue sair à rua, tem medo que as pernas lhe falhem e o façam cair no chão, por isso, passa os dias a ouvir os pássaros dentro de casa. Levanta-se de manhã e ,ora senta-se no sofá, ora num banco que está encostado à parede, na cozinha, na companhia dos pássaros.
“A gente pode morrer aqui à vontade que ninguém quer saber de nós. Acha que isto é maneira de deixar uma pessoa viver? Estou todo estragado. O que é que eu posso durar? Se calhar mais um ano, se der. Só queria estar bem e sossegado. Nós não estamos a pedir uma vivenda com piscina, só pedimos uma casa digna.”​​​​​​​
Texto: Ana Narciso
Victor tem cancro e dorme sob bolor num bairro lisboeta
Published:

Victor tem cancro e dorme sob bolor num bairro lisboeta

Published:

Creative Fields